Olá pessoal,

Segue recurso para questão de engenharia de software que caiu na prova da PF para agente. A questão claramente extrapola o que estava sendo cobrado pelo edital. Tentem fazer recursos diferentes. Usem textos diferentes. Segue uma proposta de recurso que NÃO deve ser copiada caso você queira ter sucesso. Procure usar suas palavras para solicitar a anulação por extrapolação do edital.  É uma tentativa, pois não sabemos o “humor” de quem vai analisar, mas se forem justos a questão tem  que ser anulada. Pensar diferente é acetar que todo o assunto de engenharia de software poderia ser cobrado, sem estar presente no edital.

Não deixe de me seguir no instagram para conteúdos para sua prova:

https://www.instagram.com/profalmeidajunior/

Grupo Telegram Carreira Policial:

https://t.me/concursospolicias_almeidajr

Para você que vai fazer a PCDF. Recomento fortemente o nosso curso completo de TI. A prova da PRF foi tranquila, a da PF já subiu o nível, mas também foi fácil. Para a PCDF, a banca terá mais tempo para elaborar as questões e esperamos uma prova muito mais complexa. Estou liberando um cupom de 50% para os 20 primeiros alunos. O cupom é DESC50

Link para o curso: https://hotmart.com/product/gabaritando-ti-no-pcdf-agente/E38277838L

Não faça curso ruim, o prejudicado será você.

 

Vamos lá! Segue o nosso recurso….

Prezada Banca,

O item 7 do edital previa o seguinte: “7 Sistemas de informação. 7.1 Fases e etapas de sistema de informação”. Ou seja, o item pediu as fases e as etapas. Contudo, a questão XX foi além desse escopo. Ela cobrou conceitos relacionados a um modelo de processo específico: modelo de Boehm. Esse tópico não está no edital. Historicamente, todas vezes que o modelo em espiral de Boehm foi cobrado pelo CESPE o assunto estava inserido no Edital o tema “Engenharia de software. Ciclo de vida do software”.

Vejamos alguns exemplos. Na prova BANESE, tivemos a seguinte questão:

01. (CEBRASPE (CESPE) – Trainee (BANESE)/Informática/2004)Vários modelos foram propostos para o ciclo de vida de um software, cada um com objetivos e fases definidos de forma específica e alguns modelos reunindo características de outros precedentes. Com relação a modelos de ciclos de vida de software, julgue o item subsequente.
O modelo espiral de desenvolvimento de software, proposto por Boehm, reúne características interativas da prototipação com os aspectos controlados e sistemáticos do modelo de desenvolvimento sequencial linear.

Essa questão foi regida pelo EDITAL N.º 1/2004 – BANESE, DE 9 DE JANEIRO DE 2004 estava previsto: “10 Ciclo de Vida dos Sistemas: 10.1Conceitos. 10.2 Tipos de ciclo de vida.”

No prova do IPHAN,

02. (CEBRASPE (CESPE) – Analista I (IPHAN)/Área 7/2018) Com relação à engenharia de software, julgue o seguinte item.
Situação hipotética: Uma organização implantou o framework de processo de software dirigido a riscos proposto por Boehm (modelo espiral), seguindo as atividades descritas pelo framework, em que a espiral é dividida em quatro setores. As atividades de criação do protótipo operacional, assim como os testes de integração e unitário, foram inseridas no setor de avaliação e redução de riscos. Assertiva: Nessa situação, foi correta a inserção da atividade de protótipo no setor de avaliação e redução de riscos, porém as atividades de testes não poderiam ter sido inseridas, pois essas não são abrangidas por esse framework.

Essa questão foi regida pelo EDITAL Nº 1 – IPHAN, DE 11 DE JUNHO DE 2018 onde estava previsto “5 Engenharia de software. 5.1 Ciclo de vida do software.”

Na prova da ANS tivemos:

03. (CEBRASPE (CESPE) – Analista Administrativo (ANS)/Engenharia da Computação, Ciências da Computação ou Processamento de Dados/Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados/2005) A engenharia de software provê várias metodologias, técnicas e ferramentas de apoio para garantir que os recursos alocados ao desenvolvimento de software leve a resultados que tenham um nível de qualidade controlado e atendam a especificações de requisitos técnicos. Acerca do emprego da engenharia de software e suas metodologias e ferramentas no desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue o item a seguir.

O modelo simples de Boehm para estimativa de esforço de desenvolvimento de software é expresso por uma fórmula em que há uma relação exponencial entre o esforço e a quantidade de linhas de código a serem produzidas.

Essa questão foi regida pelo EDITAL N.º 1/2005 – ANS/MS, DE 26 DE JANEIRO DE 2005 estava previsto “4.1 Princípios de engenharia de software. 4.2 Ciclo de vida de um software-produto. 4.3 Ciclo de desenvolvimento de um software-produto”

Como demonstrado, não resta dúvidas, inclusive pelo comando das questões da própria banca, que a modelo de Boehm é tema de Engenharia de Software e forma mais específica do ciclo de vida. O edital NÃO previu esse tema. O tópico era somente sobre fases e etapas de sistema de informação.  Aceitar uma questão específica de engenharia de software como dentro do item 7 é o mesmo que dizer que todos os temas de engenharia de software poderia ser cobrados. Ou seja, seria transformar o  tópico em um item guarda-chuva que aceita qualquer tema de engenharia de software. Ademais, como também demostrado, todas as vezes que banca cobrou o modelo espiral o tema “ciclo de vida” estava explícito. Diante desse fatos, solicitamos a anulação da questão por extrapolar o item exigido no edital.

 

Link para o nosso curso: https://hotmart.com/product/gabaritando-ti-no-pcdf-agente/E38277838L

Não deixe de me seguir no instagram para conteúdos para sua prova:

https://www.instagram.com/profalmeidajunior/

Grupo Telegram Carreira Policial:

https://t.me/concursospolicias_almeidajr